Empreender ou não? Esta é a questão.
Quando iniciei na função de revisora de textos, muito do que vemos hoje corriqueiramente não existia. Não é que as pessoas ou as empresas não tinham dinheiro ou capital para investir. Simplesmente não existia. Não tinha sido inventado.
Historicamente falando, não se trata de tanto tempo assim. É preciso apenas olhar um pouco pro lado e ver que o celular que aparece em vários filmes que costuma assistir pelo streaming – ou no bom e velho DVD player – é o mesmo que você usava para atender chamadas telefônicas ou responder SMS. Coisas do passado? Nem tanto.
Por um bom tempo todos os trabalhos só podiam ser feitos em papel a partir de uma folha datilografada pelo autor. Imagine que loucura fotocopiar folha por folha. Afinal, ninguém queria correr o risco de molhar, rasgar, perder páginas de uma obra por causa de uma janela aberta que beijava o texto com um sopro de vento.
No início da década de 1990, parece ontem, mas já se foram 31 anos, o mercado se abriu à tecnologia e os PCs começaram a entrar nas empresas de editoração. Para infelicidade de muitos bons profissionais, a tipografia (vale um Google aqui!) deu lugar aos profissionais que surgiam.
Designers gráficos, por exemplo, vieram bem mais tarde, do jeito que conhecemos atualmente.
E a revisão de textos nisso tudo? A revisão, prezado leitor, começou a dar seus primeiros passos como um interessante trabalho terceirizado. Havia ainda grande possibilidade de trabalhar como celetista, com os direitos trabalhistas garantidos, e investir em projetos de terceiros como freelancer. E é aqui que o título do post entra.
A atividade em si não mudou muito. Revisão é revisão e demanda muito cuidado, acuidade, riqueza de vocabulário, gosto pela leitura, afinidade com a redação e, por incrível que pareça, sangue frio.
Ao empreender na área cada novo dia surge como um salto de tirolesa. Voo livre sem firmeza para os pés e injeção de adrenalina. Isso porque ser empresária em uma área em que pouca gente vê importância (afinal, um texto no Word® sem minhoquinhas vermelhas, verdes ou azuis é significado de texto limpo – confere?) é matar dois leões por dia e deixar um já amarrado para garantir.
Poderia ficar conversando com você aqui ainda por horas e horas. Mas não quero esgotar o assunto. Vou deixar brecha para você comentar aqui embaixo e retomarmos o assunto mais adiante. Pode ser?
Deixe suas dúvidas. Nós adoramos conversar sobre #revisaodetextos.