Ortografia, gramática, conexão, coesão… isso tudo é revisão.
Olá. Nos últimos meses temos feito contato com você por meio deste canal, nosso blog. São textos desde informativos até mais descontraídos, contando como a revisão pode acontecer. Muitas vezes a expectativa do revisor não se realiza. O autor restringe o trabalho porque é muito ciumento do seu estilo, por exemplo. Mas isso é assunto pra outro texto.
Muita gente que não conhece o trabalho de revisão pensa que é apenas restrito à correção ortográfica. Quer dizer, é preciso ser fera em dicionário. Não, não é bem isso. É preciso conhecer as diferentes formas de escrever determinada palavra. A maior pegadinha, que lembro agora, é sessão. Ou cessão. Ou seção. E aí temos exceção. Que bastante gente escreve errado.
Então, a ortografia não se restringe apenas à exatidão de como a palavra está escrita, mas se ela se aplica ao contexto. No caso de cessão, por exemplo, que está relacionado a ceder, não podemos escrever sessão, que é uma reunião ou agrupamento de pessoas para discutir determinado assunto. Entendeu?
O seu trabalho, o trabalho da revisão, inclui, é claro, verificar a aplicação das regras gramaticais. Como é isso? É adequar os femininos, masculinos, singular e plural; ações que começam no passado e não continuam no presente; o discurso em terceira pessoa não vem pra primeira pessoa. O personagem, quando não é o narrador, não conta a história em primeira pessoa. Tá ficando complicado? Fique à vontade pra fazer contato com a gente.
Autores renomados também se atrapalham com a conexão da história, do enredo. Principalmente obras de ficção. Embora possa acontecer também com obras didáticas, não ficção… acredite.
Num momento da história o personagem era calvo, mas alguns capítulos adiante ele se envolve, durante uma conversa com o barbeiro, num corte de cabelo (hã?), com uma revelação assombrosa. O mistério foi resolvido naquela investigação. E aí o revisor, onde entra?
O revisor assinala, marca como um comentário no Word mesmo, que à página xx o personagem é calvo. “Autor, confirmar essa situação.” Alguma coisa assim. Não convém ao revisor já ir mudando. Pode ser que o autor prefira que o personagem não seja calvo e a informação anterior seja eliminada.
Você tem nos acompanhado no blog? Você segue nossa página nas redes sociais? O que você acha do nosso trabalho? Gostaria de ser revisor de textos, também? Deixe seu comentário aqui ou fale com a gente pelas redes sociais. Nós amamos interagir com nosso público. A revisão de textos é uma área muito enriquecedora. Quer conhecer mais? Fale com a gente. 😉